quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Muito Benfiquismo....nenhum benfiquismo!

Hoje, dia 31-10-2013 comemoram-se os 34 anos do nascimento de um dos jogadores que mais prazer me deu ver jogar com a camisola encarnada! De seu nome, Simão Sabrosa!

Grande Simão sei que há muitos anos saiste da nossa casa para não mais voltar, mas ainda assim quero dizer-te que, mesmo quando a nossa casa estava rodeada de jogadores mediocres foste tu um dos poucos que conseguiu sempre elevar a fasquia! Depois do nosso menino de ouro (pena tenho que o final da sua carreira tenha sido manchada de nefasta cor...) foste tu o carregador de todo um clube, de toda uma equipa que, quase orfa de magia, via em ti a ponta de classe que lhes faltava!

Lembro-me de muitas e muitas noites em que na minha cabeça apenas soava uma frase:

" Vai simãozinho! Vai Simãozinho!"

E tu ias sempre! Sempre mais um sprint! Sempre mais um golo! Sempre o Benfica!

Não foste criado por nós, mas foi para nós que foste criado! Sei que és o Benfica e que o Benfica és tu e, reserve-te o futuro aquilo que te reservar nunca te esqueças que aqui é a tua casa!

Parabens craque!






Fui hoje confrontado com uma situação que muito me entristeceu! O Sport Lisboa e Benfica é um clube com valores, que teve sempre nas suas gentes a vontade de ser justo! A sua história é repleta de enumeros exemplos que o provam! São milhões os gestos e opções tomadas ao longo dos anos que demonstram de que massa somos feitos!

Escrevo isto pois hoje, ao navegar na loja online do nosso clube deparei-me com algo que me deixou mesmo muito triste:




Estas são duas t-shirts que estão disponiveis para venda na loja oficial do clube! Se a primeira é totalmente ridicula , a segunda levou-me aos arames!!!!

Então um clube com praticamente 110 anos de historia precisa de utilizar um dos poucos momentos em que utilizámos a batota para ganhar um jogo??? Agora tambem fazemos roupa oficial para o segundo maior clube nacional (os anti Benfica)?

Pergunto-me quem pensa estas estampagens....

Meus caros designer das camisolas do MAIOR caso não conheçam pevas da historia do nosso clube queiram por favor passar pelos blogs do clube e nós damos-vos umas ideias!!! Ou então peguem numas notinhas e vão visitar o nosso museu...vão ver que não faltarão lá temas que motivem uma estampagem de que os sócios e adeptos do clube se orgulhem!!!

Uma aguia desgastada e uma imagem alusiva a um lance irregular que nos deu uma vitoria não são Benfiquismo!

Á mulher de César não basta parecer....portanto que moral tenho eu em chamar a um corrupto de corrupto se depois as pessoas do meu clube não demonstram claramente que estes parcos momentos em que a honestidade nos falou são motivo de vergonha para nós!

Volto a dizer! São motivo de vergonha!

O Sport Lisboa e Benfica é um clube justo e é pela justeza que tem que se fazer reconheçer!

Na falta de ideias estampem apenas uma água! Ou uma bola e uma baliza! É que isso é que são simbolos de Benfica!

Carrega Benfica!  

Antevisao Academica - Benfica

Hugo Pacheco no Académica-Benfica

O Conselho de Arbitragem nomeou Hugo Pacheco para dirigir o encontro entre Académica e Benfica, que na sexta-feira, pelas 20.30 horas, abre a nona jornada da Liga.

Será a primeira vez que o árbitro da Associação de Futebol do Porto irá encontrar-se tanto com a Académica como com o Benfica. Estará auxiliado por Nelson Moriz e Pedro Miguel Ribeiro.

Em "Abola"




Será boa noticia? veremos, talvez nem seja preciso pensar nele...
a ultima época de Benfica campeão, bem me lembro que nem o arbitro valia que o Benfica, partia sempre para cima, sempre a querer marcar mais um golo... já estivemos bem próximo de voltar a ter uma época assim, e esta equipa poderá se-la também... 





A académica mesmo em momentos menos bons, nos deram muito trabalho... e lembro-me de 1 dos piores jogos que vi na luz, em que perdemos por 3 com os estudantes, e não foi assim á tanto tempo. Por isso como dizia o nosso amigo é "GANHAR PARA GANHAR"

Jesus diz que só o Sálvio está fora, o que é 1 boa noticia desde que o Jesus continue a apostar na formula vencedora... por muito que até tenha gostado do Fejsa, o Matic em forma e único naquela posição... e se já temos extremos de volta ao plantel!!





Jorge Jesus

«Agora, o único que não está a 100 por cento em termos clínicos é o Salvio. Todos os outros, se eu quiser, podem jogar com a Académica»

Siqueira: Veremos. Ainda temos dois dias para o jogo com a Académica e há essa possibilidade. Na Champions vai estar seguramente, a não ser que aconteça alguma coisa fora do normal.»

Ivan Cavaleiro: «A titularidade, para ele, é estar na equipa principal – foi uma evolução e tem feito por isso. Estou a pensar convocá-lo para o jogo. Se nada acontecer de anormal, vai estar no jogo em Coimbra.»

«Os 18 que acharmos que estão melhor serão os que vão para o jogo com a Académica. No ano passado, não ganhámos em Coimbra (2-2), temos a consciência que não vai ser fácil mas vamos montar a equipa para a Académica sem olhar para o jogo com o Olympiakos»

«O campeonato é uma competição que queremos voltar a conquistar. Estamos muito ligados às duas competições e o que importa agora é o campeonato, depois vem a Champions. Vamos pensando competição em competição»

Académica: «É uma equipa com valor e, normalmente, os jogos em Coimbra são difíceis. Temos de estar preparados e ter capacidade para dar resposta às dificuldades. É com essa intenção que vamos para cada jogo.»

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

(Biografia) Antonio Veloso - O Capitão

A polivalência fazia de Veloso um jogador imprescindível para qualquer treinador. Não era um portento de técnica, é certo, mas tinha um conjunto de virtudes defensivas verdadeiramente impar. Jogador polivalente que tapava qualquer buraco defensivo numa equipa.

Um jogador Humilde, profissional e de uma dedicação extrema, Veloso jamais quebrava ante a adversidade, estimulando muitas vezes a equipa em situações de menor desempenho colectivo, destaca-se, pela serenidade e um sentido posicional perfeito. Parecia que adivinhava onde a bola ia cair ou como o adversário ia executar. Depois a capacidade de luta, a raça e o espírito competitivo eram aditivos importantes na forma de jogar do esforçado Veloso.

Era um jogador muito seguro, disciplinado e regular. Tacticamente era quase perfeito, cumprindo com mestria todas as indicações do técnico. Alem disso, era acima de tudo um atleta saudavél, como de resto comprova a idade com que terminou a carreira e possuía uma fibra, um arreganho e uma vontade de vencer notável.

Uma alma sem fim,  assim um jogador agressivo mas justo em campo, com apenas duas expulsões na sua carreira, ambas em competições internas por acumulação de cartões amarelos. Um jogador que respeitava o adversario mostrando o que é ser Benfiquista.

Transportava também consigo a mística do clube, aquele fervor clubista que tão raro se tornou no futebol da actualidade e o qual fazia questão de contagiar junto dos colegas de equipa.


Ao longo da carreira, Veloso actuou em varias posições. Começou como avançado na AD Sanjoanense, foi centro campista, onde revelou qualidades e se projectou, mas afirmou-se como defensor. Actuava em qualquer lugar da cortina defensiva.

Preferencialmente, Veloso era um lateral direito. Mas durante vários anos alinhou como defesa lateral esquerdo, quer no SL Benfica, quer na Selecção Nacional de Portugal, naquele estilo “à moda antiga”, intransponível a defender, mas sem propensão ofensiva. Também alinhou algumas vezes como defesa central,  a libero, ou mais adiantado no terreno jogando como trinco.


Em conclusão, Veloso queria  jogar, independentemente da posição que lhe incumbia cumprir dentro do terreno de jogo. Com enorme espírito de sacrifício e versatilidade adaptava-se a qualquer circunstancia do jogo.



António Augusto da Silva Veloso nasceu a 31 de Janeiro de 1957 na localidade de São João da Madeira, tendo despontado para o futebol no clube local, o Sanjoanense onde se iniciou ao mais alto nível na época de 77/78.

Paralelamente, desde muito novo e antes de tornar-se profissional de futebol, Veloso seguiu a arte da região. Desde os 11 anos de idade que trabalhava numa fabrica de calçado.

As suas exibições no segundo escalão do futebol português despertaram a cobiça de outros clubes. Apesar da concorrência, o SC Beira Mar conseguiu a contratação de Veloso na época de 1978/79, com apenas 21 anos de idade.

Na época de 1978/79 o SC Beira Mar estava de regresso à 1ª Divisão Nacional depois de uma breve passagem pelo segundo escalão. Terminou a temporada classificado no 12º lugar da geral assegurando a manutenção.

Veloso foi titular na equipa do Beira Mar, jogando no meio campo, numa equipa onde pontificava, essencialmente, o centrocampista Sousa, que se transferiria no final dessa temporada para o FC Porto.

Após uma excelente primeira época no SC Beira Mar e depois da saída do aveirense Sousa para as Antas, o jovem Veloso assumiu toda preponderância na manobra da equipa. Com todo o brio e muita sabedoria, Veloso tornou-se no patrão da equipa do SC Beira Mar.


Realiza duas temporadas de grande nível ao serviço do SC Beira Mar, e começa a aguçar o interesse de outros voos.

FC Porto, Sporting CP e SL Benfica, tentaram todos os argumentos tentando a contratação do valoroso jovem. A paixão de Veloso pelo SL Benfica falou mais alto, como que realizando um sonho, assinou pelo clube do coração e no inicio da temporada de 1980/81 apresentou-se no Estádio da Luz, como uma das grandes esperanças do futebol português.

No arranque da época de 1980/81, o jovem Veloso seguiu com a equipa do SL Benfica, treinada pelo hungaro Lajos Baroti, para Toronto, no Canada, onde consumou a sua estreia com a camisola benfiquista, numa partida amigável frente ao Pannellenie, clube da comunidade grega no Canada.


Entrou no início da segunda parte desse desafio, que o SL Benfica venceu por 4-0, tendo apontado o quarto golo dos encarnados, num excelente remate desferido fora da área.

A partir de então Veloso tornou-se numa peça fundamental na equipa do SL Benfica. Embora não sendo titular indiscutível na primeira época na Luz, Veloso era regularmente utilizado em virtude da sua polivalência.

A estreia oficial de Veloso com a camisola do SL Benfica deu-se no Estádio do Bessa, numa partida a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1980/81, que os encarnados venceram por 0-1. Já no decurso do 2º tempo, Veloso entrou em campo para dar maior consistência à equipa que tentava segurar a magra vantagem.

Logo na primeira temporada do resto da sua vida futebolística, o jovem Veloso começou a rechear o seu palmares, vencendo o Campeonato Nacional da 1ª Divisão a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça de Portugal, derrotando na final a equipa do FC Porto por 3-1.

Na temporada de 1981/82 o SL Benfica não conseguiu revalidar o título de campeão nacional. Mas, desta feita, Veloso garantiu a titularidade na equipa encarnada, que ficou em 2º lugar a dois pontos do Sporting CP, campeão nacional.


A titularidade na equipa do SL Benfica deu-lhe a oportunidade de chegar à Selecção Nacional “A” de Portugal. O seu percurso de formação já contava com varias presenças nos escalões mais jovens da selecção portuguesa, em juniores ou esperanças.

Na equipa principal de Portugal contabilizou 40 internacionalizações e marcou presença no Euro 84 disputado em França onde o seleccionado luso ficou brilhantemente em 3º lugar. Nesse Campeonato Europeu de 1984 disputado em terras gaulesas, Veloso actuou na partida frente à Republica Federal Alemã, substituindo Frasco.

A estreia pela Selecção Nacional “A” de Portugal aconteceu no dia 18 de Novembro de 1981, em pleno Estádio da Luz, numa partida a contar para o apuramento para o Campeonato do Mundo de 1982.


Portugal recebeu e venceu a congénere da Escócia por 2-1, com golos do avançado sportinguista Manuel Fernandes. Juca, o seleccionador nacional, lançou Veloso já no decorrer da partida para substituir, curiosamente, o jogador vitoriano Gregório Freixo.


A partir daí Veloso tornou-se numa presença quase constante nos convocados da selecção nacional portuguesa. Como lateral direito foi suplente do mítico capitão portista João Pinto, de tal forma que, a maioria das internacionalizações realizadas por Veloso foi actuando na posição de lateral esquerdo.


Teve também a oportunidade de participar noutra grande competição mundial de selecções, quando Portugal se apurou para o Campeonato do Mundo de 1986 no México. Veloso foi inicialmente seleccionado para integrar a comitiva nacional que iria disputar aquela competição, mas, uma análise anti doping positiva ditou-lhe o afastamento e a sua substituição pelo portista Bandeirinha.



Selecção Nacional de Portugal em 1984
Mais tarde, já após a contra analise, Veloso veio a ser completamente ilibado das acusações que impendiam sobre, contudo, já não foi a tempo de integrar a lista oficial dos jogadores de Portugal que iriam participar no México 86.
Selecção Nacional de Portugal em 1993
Veloso ficou fora da selecção naquela competição, mas voltou a envergar as quinas de Portugal, assumindo-se mesmo, após o caso Saltillo, como um dos jogadores mais influentes.

Voltando ao Benfica, na época de 1982/83 voltou a sagrar-se campeão nacional pelo SL Benfica, conquistando novamente a Taça de Portugal, já sob o comando do consagrado treinador sueco Sven Goran Eriksson.

Na temporada de 1982/83 frente aos belgas do Anderlecth, Veloso teve a sua primeira participação numa final europeia. Foi a primeira de três participações de Veloso em finais europeias que, lamentavelmente, o SL Benfica perdeu.

A época de 1983/84 representou mais um título de campeão nacional da 1ª Divisão. Esta época, bem como a seguinte, não terão sido as melhores de Veloso no SL Benfica. Apesar de varias vezes utilizado, Veloso não era considerado como titular na equipa dos encarnados.

A temporada de 1984/85 não foi de grande sucesso para a equipa do SL Benfica no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde não foi alem do 3º lugar. Todavia, a equipa benfiquista redimiu-se vencendo a Taça de Portugal, numa final contra o FC Porto, por 3-1. Era mais um troféu para o palmarés de Veloso.


Na época de 1985/86, Veloso assume-se, novamente, como titular indiscutível na equipa benfiquista treinada pelo britânico John Mortimore.
No entanto a equipa da Luz volta a perder o título de campeão nacional para o FC Porto, quedando-se, desta vez, no 2º lugar da principal competição nacional. Contudo, revalida o título de vencedor da Taça de Portugal, derrotando, desta feita, o CF Belenenses por 2-0.



O SL Benfica viria a vencer, posteriormente, a Supertaça Cândido de Oliveira da época de 1985/86, derrotando o FC Porto, numa repetição da decisão da época transacta, onde a prova havia sido vencida pelos portistas.

Finalmente, na temporada de 1986/87, o SL Benfica e Veloso tornam a conquistar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nesta época o SL Benfica concretiza a denominada dobradinha ao vencer, novamente, a Taça de Portugal, triunfando, desta feita, sobre o Sporting CP por 2-0.



No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1987/88 o SL Benfica ficou no 2º lugar da classificação, onde Veloso, após a saída do guardião Bento da equipa titular após a lesão no México, já é o capitão de equipa.

Nesta temporada de 1987/88 há ainda uma especial referencia para a chegada do SL Benfica à final das Taça dos Campeões Europeus, onde a equipa encarnada perdeu para os holandeses PSV após o desempate através da marcação das grandes penalidades.

No final do prolongamento daquela famosa final de Estugarda, resistia um 0-0 no marcador. Após a concretização dos cinco penaltys da série inicial para cada um das equipas, chegou o fatídico momento em que Veloso é chamado a executar o derradeiro remate.

Veloso remata mal, frouxo e sem colocação para uma defesa fácil do guardião holandês. O SL Benfica perdia, novamente, uma final da Taça dos Campeões Europeus, enquanto Veloso foi continuadamente sacrificado por alguns adeptos benfiquistas.

Com a força de poucos, Veloso conseguiu recuperar daquele maldito momento e voltou aos seus melhores dias no SL Benfica. Venceu mais competições e jogou ainda durante muitos mais anos de águia ao peito.

Na temporada de 1988/89 o SL Benfica voltou a sagrar-se campeão nacional, arrebatando também a Supertaça Cândido Oliveira. Veloso foi titularíssimo nesta época do regresso às conquistas a nível nacional.



Em 1989/90 regressa ao SL Benfica o treinador sueco Sven Goran Eriksson, grande admirador das qualidades de Veloso. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão o SL Benfica foi 2º classificado perdendo o título nacional para o FC Porto.
Duelo entre Veloso e Izaias ainda no Boavista, antes de rumar á Luz
Equipa do SL Benfica na época de 1989-90
O grande feito desta época nos encarnados seria mesmo a presença na final da Taça dos Campeões Europeus frente ao AC Milan. Nessa edição das Taças dos Campeões Europeus, o SL Benfica eliminou as equipas do Derry City da Republica da Irlanda, o Honved da Hungria, o Dniepre da antiga URSS, e por fim, nas meias finais, o sensacional Marselha.

Certamente, outro dos momentos mais tristes da carreira de Veloso foi o desafio da 2ª mão das meias-finais, precisamente, frente à equipa do Marselha. Nesse encontro Veloso viu um cartão amarelo que o afastou do decisivo jogo da final da Taça dos Campeões Europeus disputada no Estádio do Prater, em Viena de Áustria.

Com Veloso ausente da equipa do SL Benfica, os italianos do AC Milan acabaria por conquistar o mais importante troféu europeu de clubes com um golo de Rijkkard, triunfando assim por 1-0.

Segue-se a temporada de 1990/91 em que o SL Benfica volta a conquistar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o sexto para o benfiquista Veloso que apesar dos 34 anos de idade foi um jogador verdadeiramente fundamental.
Em 1991/92 Veloso é titular indiscutível no SL Benfica, mantendo, surpreendentemente, dada a sua veterania, a mesma bitola qualitativa evidenciada na temporada anterior. No entanto, esta é uma época sem títulos nacionais.


Na época de 1992/93 volta a conquistar um troféu ao serviço da formação encarnada. Venceu a Taça de Portugal, a última da sua carreira de futebolista, numa final disputada frente ao Boavista FC no Estádio do Jamor, em que os encarnados golearam por 5-2 a equipa da cidade invicta.


Onze Titular na Final da Taça de Portugal
Novamente com Toni a treinador voltou a ser campeão nacional pelo SL Benfica na época de 1993/94. Foi o último título que conquistou na sua longa carreira de futebolista.

A época seguinte de 1994/95 foi a sua última temporada da carreira de futebolista do internacional Veloso, já com 38 anos de idade, completando assim um ciclo de 15 anos consecutivos ao serviço do SL Benfica.

Aconteceu, naturalmente, na última época da sua carreira, em pleno Estádio da Luz, em jogo a contar para a 26ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1994/95, o ultimo jogo do Capitão Veloso de águia ao peito. Infelizmente jogo de má memória, á imagem desse mesmo campeonato ao comando de Artur Jorge. Veloso apenas jogou 17min, tendo sido substituido por Akwa.
O Benfica ainda viria a empatar mas acabaria por perder este jogo por 1-3

Acabou por deixar o SL Benfica sem uma justa homenagem e o brilho que o passado de um jogador como Veloso merecia, não só pela eterna dedicação ao longo de 15 anos, mas também, acima de tudo, pela inegável contribuição pessoal para muitos dos sucessos alcançados pelo clube.


Vida de treinador


Logo em 1995/96 assumiu a função de secretário técnico do FC Alverca. Neste clube ribatejano foi depois treinador principal na equipa de juniores e treinador adjunto da equipa principal entre as épocas de 1996/97 e 1998/99

Chegou a ser treinador do atlético CP na epoca 1999/00, começando a epoca de 2000/01, mas cedo se juntou a Toni como seu adjunto ao comando do Sport Lisboa e Benfica.
Foi ainda treinador principal da equipa “B” do SL Benfica na época de 2001/02.

Após estas experiências só voltou ao leme de uma equipa na epoca de 2006/07 com o At. malveira, na epoca de 2007/08 e 2008/09 treinou o AD Oeiras e por fim o Estrela da Amadora em 2009/10

António Veloso, pai do actual futebolista do Sporting CP, Miguel Veloso, tem também uma forte ligação ao futebol de formação, nomeadamente, como um dos principais impulsionadores e formador na Escola de Futebol FootStars em Oeiras e Talaíde.

Percurso e experiência profissional:


· 4 Internacionalizações como júnior
· 1 Internacionalização como Esperança
· 42 Internacionalizações A
· 15 Anos jogador do Sport Lisboa e Benfica, 8 dos quais como capitão de equipa
· 658 Jogos realizados pelo Benfica 



Participações e conquistas nacionais e internacionais: 
- 7 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão
- 6 Taças de Portugal
- 2 Supertaças “Cândido de Oliveira” (1984/85 e 1988/89)
- 4 Taças de Honra da A. F. Lisboa
- 1 Taça Ibérica (1983/84)
- 2 Finais da Taça dos Campeões Europeus (1987/88 e 1989/90)
- 2 Finais da Taça das Taças (1980/81 e 1993/94)
- 1 Final da Taça U.E.F.A (1982/83)



                                            Por competição
J
V
E
D
DG
T
SU
GM
A
AA
V
                       Supertaça Cândido de Oliveira
16
6
5
5
16-15
16
0
0
0
0
0
       Liga dos Campeões
37
18
12
7
60-22
36
1
0
4
0
0
378
258
80
40
768-236
353
25
7
43
1
0
21
13
4
4
42-18
21
0
0
2
0
0
63
52
6
5
181-35
61
2
1
3
1
0
19
9
5
5
23-16
17
2
0
0
0
0

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Benfica - Nacional

Depois de 1 jogo de pólo aquático, voltou o bom futebol ao nosso Inferno Vermelho.

O jogo com o Olympiakos, já lá vai, não é 1 bom resultado, mas pelo menos não foi mau.
a chuva nunca ajuda o nosso jogo, mas aquela segunda parte foi 1 vergonha para provas da UEFA, grande parte da segunda parte a bola nem rolava, era chutão para a frente e salve-se quem puder, porque se tivéssemos metido bolas entre a defesa e o guarda-redes, se calhar tínhamos metido uns 10 golos... Seja como for o árbitro não decidiu parar o jogo, e tornou-se num pólo aquático em chuteiras...

Esse jogo não correu como esperavamos mas já passou, e ainda faltam 3 jogos para conseguirmos 2 vitorias.


Falando de algo que me alegra mais, foi este domingo frente a um Nacional da Madeira bem organizado, com função principal de defender, mas muito atrevido, dentro de campo como um bloco coeso, não dando muitos espaços ao Benfica para fazer jogo, chegando a pressionar bem alto.
Quando Nacional pressiona mais alto, temos mais dificuldades, o Matic ainda esta a voltar á boa forma, e este ano tem sido esse o nosso ponto fraco, o meio-campo quando presseonado alto, cede, e perde bolas que nao devia perder.
Apesar disso, fizemos 1 bom jogo, mostramos evolução muito positiva quando falamos em posse de bola, fazemos e fazemos com qualidade, nao controlamos nem dominamos o jogo ainda, mas já se vê indicios do Benfica dominador que tivemos o ano passado.
Ponto fulcral é o meio campo com Matic a jogar e a fazer jogar, e Enzo em forma a varrer jogo para a frente a para trás, sem isso o nosso jogo não funciona.

O que se passou o ano passado, foi incrivel... para nós adeptos, e para a equipa que entrou muito mal...
a diferença entre uns e outros é que quando jogamos mal, não ganhamos... mas ainda falta campeonato e muitas historias para contar este ano.



A nível individual, Ivan Cavaleiro jogou bem, rápido sobre a bola, estendendo o jogo do Benfica, fazendo a equipa do nacional desmobilizar após as suas rupturas, que abriram espaço a boas jogadas do Benfica. Depois de Salvio, Ivan foi o único a conseguir alargar o jogo desta forma.





Matic mostra estar melhor e a melhorar, mais senhor do seu meio campo, voltou a assimilar aquilo que melhor faz em campo que tem que ser ali mesmo, Matic é o Médio defensivo do Benfica. Ainda lhe falta forma, mas ao longo dos jogos espero que volte à forma que o fez o jogador que hoje é.


Gaitan, é incrível... Não há muito a dizer, ora joga, ora não joga... Fez uma primeira parte completamente fora do jogo, e reentra na segunda-parte completamente transfigurado... Agressivo a defender, a meter o pé e ofensivamente para além do golo oferecido a Cardozo, tem bons pormenores, a estender o jogo aberto no Benfica. A nível de posse de bola, este homem é um génio.




Siqueira entrou bem no jogo, já o vêem posicionar-se melhor de acordo como o nosso estilo de jogo, e já é poucas vezes apanhado nas costas. Excelente combinação no golo. André entrou muito bem em jogo como sempre, ataca menos mas defende como poucos.





Acabo com o Cardozo, os problemas no início da época já estão para trás das costas, e agora tem que mostrar que esta é a sua casa, ontem faz 1 golo e 1 assistência de excelente execução. Está de volta o Tacuara...










Os adeptos do Benfica, sempre presentes, sempre com muito barulho, sempre a apoiar o Benfica,
Infelizmente estou fora do país e não
consigo ir ao estadio.
Ao fim de tantos anos presente, e difícil deixar de ir. Mas senti uma alegria enorme, ao ver o jogo na TV, e ouvir todos os jogos os nossos adeptos sempre a puxar pela equipa, sempre como eu fazia... Sempre atrás das camisolas vermelhas






Todos juntos somos mais fortes!! nao e so uma frase de slogan... e a verdade, todos juntos somos muitos, e muitos fazem a diferenca quando sao apenas 11 em campo,
saudades do estadio cheio de gente aos pulos, cheio de energia do inicio ao fim!




https://www.youtube.com/watch?v=gZ9vhnO3h-A&feature=c4-overview&list=UU-ONMsKiJlFR7Kv22CxFsfQ Um video que merece ser visto e revisto...

CARREGA BENFICA, sempre e para sempre a ganhar!!!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Benfica - Olympiakos "Honrem os ases do passado"

Não quero falar do que pode acontecer mais logo porque para isso já basta a maia...
Penso que somos mais fortes, melhor plantel diga-se... Mas neste momento isso não quer dizer nada, e o olympiakos tem boa equipa... E até recentemente nos fizeram desejar não ter saído da cama naquele dia...






Por isso considero que jogamos sempre para ganhar, especialmente em nossa casa, no nosso Inferno Vermelho... No nosso mundo!!!






Hoje gostava de ver vontade, humildade, e acção...

Para todas as acções existem reacções... E ao nosso momento ainda menos bom, temos que mostrar que somos BENFICA, aqui não se fala, ganha-se!!




















A história do mundo está cheia de gigantes que 1 dia caíram... mas nunca esquecendo que gigante 1 dia, gigante sempre!!!

Muito se fala do nosso passado... Um glorioso passado, cheio de estórias que ficaram na História... Ontem, hoje e amanhã iremos continuar a mostrar o que é a mística do Benfica...

Olhem, e percebam...Honrem hoje os ases do passado... 


...o caminho é já ali á frente!!


(Biografia) Izaías - "O Profeta"


Nome Completo: Izaías Marques Soares
Posição:
Avançado Centro
Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
18-10-1963
Naturalidade: Vitória(Brazil)
Pé Preferido: Direito/Esquerdo






Épocas ao serviço do Benfica: 5
Total de Jogos pelo Benfica:
178
Total de Golos pelo Benfica:
71
Títulos pelo Benfica:
2 Campeonatos Nacionais (1990/91, 1993/94)
1 Taça de Portugal (1992/93)





1990/1991
Jogos:
30
Golos: 6 (5 na Liga)



1991/1992
Jogos:40
Golos: 17 (12 na Liga)


1992/1993
Jogos: 38
Golos: 17 (9 na Liga)

1993/1994
Jogos: 37
Golos: 16 (13 na Liga)

1994/1995
Jogos: 33
Golos: 15 (14 na Liga)





Izaías foi um exemplo de constante empatia com a exigente massa adepta do Glorioso. Era o protótipo do jogador que deixava tudo em campo. Um jogador de pura classe, com uma técnica admirável e uma capacidade física assustadora. Era um poço de força, garra e determinação, uma equação imprevisível resultante do nervo, sentimento e… golo
A sua irrequietude e, mais ainda, as suas explosões, não poucas vezes, parecia coisa sobrenatural, sugeria estar ligado à electricidade. Aliás as alcunhas que lhe aplicavam eram várias. Alem de “Profeta Selvagem”, ou “Tractor”, também o conheciam como “Homem-Bomba” ou “Homem-Bala” devido à violência dos seus fantásticos e espontâneos remates.
Figura muito importante no “xadrez” benfiquista. 
A plateia dispensava-lhe aplausos, ele retribuía com arrancadas fulgurantes e bolas no fundo das redes. 




A sua estampa física era também imagem de marca. Sempre de “peito feito”, num estilo pesado, mas impulsivo e demolidor, sempre que arrancava em velocidade para a área adversária era quase impossível de parar sem o recurso à falta.





Izaías Marques Soares, nasceu na cidade de Vitoria no Estado da Bahia no Brasil no dia 18 de Outubro de 1963. Proveniente da AD Cabofriense, da cidade de Cabo Frio no Rio Janeiro, ingressou na equipa do Rio Ave FC na temporada de 1987/88.

Antes de ser contratado pela equipa vilacondense, Izaías teve uma primeira experiência em Portugal quando prestou provas na formação do CF Belenenses. Porém, os responsáveis do clube da Cruz de Cristo não lhe vislumbraram qualidade suficiente para avançar para a sua contratação.
Numa altura em que os planteis dos clubes portugueses começaram a ser literalmente inundados por jogadores oriundos do Brasil, alguns deles manifestamente sem qualidade, chegou a Portugal, por conta dessa mesma moda, este centrocampista que, todavia, muito cedo revelou uma capacidade futebolística impar e merecedora de rasgados elogios dos amantes de futebol.

Assinou um contrato valido por uma época com a equipa do Rio Ave FC na temporada de 1987/88, então treinado pelo brasileiro Mário Juliatto. Foi o mais destacado jogador da equipa vilacondense nessa época, onde apontou 5 golos em 30 partidas realizadas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Nessa competição, o Rio Ave FC não conseguiu evitar a descida à 2ª Divisão Nacional, classificando-se no 18º posto da tabela. Todavia, Isaías deixou uma marca de qualidade abrindo assim caminho a uma carreira de sucesso em Portugal.
No final da sua primeira época em Portugal teve vários clubes interessados na sua aquisição. Entre eles, diz-se, esteve o Vitoria SC que tentou contratar o médio brasileiro. Acabou, contudo, por assinar pelo Boavista FC na época de 1988/89, rumando para a equipa do Bessa juntamente com o guarda-redes Alfredo e o médio Casaca seu companheiros na formação vilacondense.

Ao serviço do Boavista FC demonstrou a virtuosidade do seu futebol, protagonizando duas excelentes épocas ao serviço da equipa axadrezada. Com o brasileiro Pepe a treinador alcançou, pelo Boavista FC, o 3º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1988/89, com Isaías a alinhar em 35 jogos na competição e a apontar uma dezena de golos.

Na época seguinte, a segunda e última temporada no Bessa, Isaías apontou 12 golos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão nos 32 jogos que disputou. O Boavista FC, inicialmente treinador pelo português Raul Aguas, foi apenas o 8º classificado, efectuado uma prova mediana, ao contrário das exibições individuais protagonizadas por Izaías.


Esses desempenhos não passaram despercebidos a Sven Goran Eriksson, treinador do SL Benfica, que aconselhou a sua contratação aos responsáveis benfiquistas. No negócio da transferência de Isaías do Boavista FC para o SL Benfica, esteve envolvido o brasileiro Ademir Alcântara, ex jogador do Vitoria SC, que serviu de “moeda de troca”. Ademir foi sem grande sucesso representar o Boavista FC e Isaías passou a alinhar na equipa encarnada.



Sagrou-se Campeão Nacional logo na primeira temporada ao serviço dos encarnados. Marcou 5 golos em 24 jogos disputados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1990/91.
SL Benfica época de 1990-91


 Sporting 0-2 Benfica Campeonato 1990-91
Benfica 1-1 Sporting Campeonato 1990-91 1













Em 1991/92, ainda com Eriksson no comando técnico do SL Benfica, foi vice campeão nacional, apontando 12 tentos ao longo das 26 partidas que disputou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

SL Benfica temporada de 1991-92
Benfica 4-0 Hamrun Spartans Taça dos
Campeões Europeus 1991-92 - 1ªEliminatória (2ªMão)














Uma das noites mais reluzente vestindo o manto sagrado terá sido a de Highbury Park em Londres/Inglaterra, na Liga dos Campeões da época de 1991/92, quando o SL Benfica efectuou uma portentosa exibição e os golos de Isaías valeram vitoria contra o Arsenal de Londres.

Benfica 1-1 Arsenal Taça dos Campeões Europeus
1991-92 - 2ªEliminatória (1ªMão)
Arsenal 1-3 Benfica Taça dos Campeões Europeus
1991-92 - 2ªEliminatória (2ªMão)


Arsenal 1-3 Benfica Taça dos Campeões Europeus
1991-92 - 2ªEliminatória (2ªMão)
 
     
Arsenal 1-3 Benfica Taça dos Campeões Europeus
1991-92 - 2ªEliminatória (2ªMão)



















         






Nessa época marcou tambem tambem um golo ao Vitoria SC no encontro a contar para o Campeonato Nacional disputado numa tarde de sol no Estádio Municipal de Guimarães com mais de 30.000 pessoas nas bancadas. O Vitoria SC, treinado por João Alves, perdeu por 1-3. Depois de César Brito e Kulkov colocarem os encarnados a vencer por 0-2, Izaías foi o autor do 0-3, enquanto Ziad reduziria ao minuto 82 para 1-3.

Tomislav Ivic sucedeu ao sueco Eriksson na equipa técnica do SL Benfica. Os encarnados voltaram a não conquistar a principal competição portuguesa, mas venceram, desta feita, a Taça de Portugal da época de 1992/93, num desafio disputado no Estádio Nacional frente ao Boavista FC, antiga equipa do brasileiro Izaías. O SL Benfica impôs uma goleada de 5-2 a formação axadrezada num encontro onde Izaías não foi titular, entrando somente aos 79 minutos para render Vítor Paneira.



Boavista 2-3 Benfica Campeonato 1992-93

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1992/93, Izaías apontou 9 golos nos 26 encontros em que alinhou. Um dos golos apontados teve mais uma vez como vitima a equipa do Vitoria SC, novamente derrotada por 3-1, mas desta feita no Estádio da Luz.


Benfica 2-0 Porto Taça de Portugal 1992-93
Oitavos de Final (Desempate)
Benfica 2-0 Porto Taça de Portugal 1992-93
Oitavos de Final (Desempate) 













Benfica 2-0 Dinamo Moscovo Taça UEFA 1992-93
Oitavos de Final (2ªMão) 
Paços de Ferreira 0-2 Benfica Campeonato 1992-93















Deste ano de 1992/93 ainda a destacar num jogo particular contra o Real Madrid, mais um grande golo que Izaías nos habituou a marcar.


Benfica 2-0 Real Madrid (Jogo Amigável) 1992-93

A época de 1993/94 o SL Benfica - que continuou a ter Toni como treinador principal - voltou a sagrar-se Campeão Nacional. Este ceptro em muito ficou a dever-se à dupla João Pinto e Izaías que praticamente carregaram a equipa do SL Benfica ao título. Izaías fez uma época em cheio e foi um dos destaques rumo ao titulo


Beira-Mar 1-1 Benfica Campeonato 1993-94
Beira-Mar 1-1 Benfica Campeonato 1993-94













Benfica 2-1 Sporting Campeonato 1993-94
Benfica 2-1 Sporting Campeonato 1993-94












Nos 26 jogos em que foi utilizado apontou 13 golos, numero que lhe atribuiu o segundo lugar na lista de melhores marcadores da equipa atrás do internacional português João Pinto que anotou 14 tentos.




Porto 3-3 Benfica Campeonato 1993-94

Izaías teve um dos jogos mais celebres da sua carreira de águia ao peito numa visita ao estádio do rival da segunda circular, onde o desnivel do resultado se explica pelo génio de João Vieira Pinto e Izaías com muitos golos colectivos, onde as estrelas nasciam.


Sporting 3-6 Benfica Campeonato 1993-94
(1ºgolo Izaías) 
Sporting 3-6 Benfica Campeonato 1993-94
(1ºgolo Izaías)












Sporting 3-6 Benfica Campeonato 1993-94
(2ºgolo Izaías)
Sporting 3-6 Benfica Campeonato 1993-94
(2ºgolo Izaías)

    












Foi esta a ultima temporada de gloria de Izaías ao serviço do SL Benfica, pois na época seguinte, apesar de continuar a ser uma pedra nuclear na manobra da equipa, padeceu também do efeito provocado pela entrada de Artur Jorge no cargo de treinador principal dos encarnados.



A acção de Izaías na equipa do SL Benfica continuou a ser fulcral, alias, nesta época de 1994/95 talvez bem mais, dada a falta de qualidade do conjunto encarnado. Marcou 14 golos em 22 jogos disputados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a sua melhor marca em Portugal, somente igualada mais tarde já ao serviço do SC Campomaiorense.


Belenenses 1-1 Benfica Campeonato 1994-95
Belenenses 1-1 Benfica Campeonato 1994-95













Benfica 1-1 Porto Campeonato 1994-95
Benfica 1-1 Porto Campeonato 1994-95














No final da época de 1994/95, Izaías foi mais uma das vítimas da famosa limpeza de balneário operada por Artur Jorge. Diz-se que terá sido praticamente forçado a abandonar o SL Benfica, depois de 5 épocas consecutivas a deliciar os adeptos de futebol em geral e principalmente a todos nós que nos habituamos a ver suar a camisola vermelha.


Benfica 2-1 Farense Campeonato 1994-95
Benfica 2-1 Farense Campeonato 1994-95













Rumou na época de 1995/96 ao Coventry City de Inglaterra, clube onde actuou na Priemer League inglesa tornando-se assim o primeiro Brazileiro a jogar esta competição. Em Inglaterra jogou também na temporada de 1996/97, ao serviço do mesmo clube, com 34 anos de idade.
Não se conseguindo adaptar, fez apenas 12 jogos e marcou 2 vezes em dois anos em Inglaterra.





Regressou novamente a Portugal para integrar o plantel da equipa do SC Campomaiorense na temporada de 1997/98 sob a orientação técnica de Bernardino Pedroto.
Fantástico Campeonato Nacional da 1ª Divisão realizou a equipa alentejana atingindo um meritório 11º posto na tabela. Para esse feito muito contribuiu os préstimos de Izaías que, apesar da idade, ainda alinhou em 26 encontros da competição onde apontou 14 golos, numero que lhe garante o destaque de melhor marcador da equipa.

Realizou a sua última temporada em Portugal na época de 1998/99 no Campeonato Nacional da 1ª Divisão ainda ao serviço do SC Campomaiorense.
Nesta ultima época onde foi treinado por João Alves, Izaías apenas apontou 4 tentos em 31 jogos, porem foi um elemento importante para a equipa que acabou por garantir o objectivo da manutenção no primeiro escalão do futebol português fruto do 13º lugar na tabela geral.




Deixou Portugal no final da época de 1998/99 e regressou ao seu pais natal onde ainda jogou praticamente até aos 40 anos de idade representando o Cabofriense durante duas epocas, e o Friburguense durante mais duas epocas, pousando a chuteiras em 2003.



Izaías esteve a um passo de representar a Selecção Nacional portuguesa nos tempos em que jogou no SL Benfica, mas após pousar a chuteiras chegou a representar Portugal em Futebol de praia como cortesia da sua cidadania Portuguesa









Sabíamos que os 3 primeiros remates iam para a bancada, para lateral, tudo menos para a baliza.
Quando ele atirava o 3º remate, era comum ouvir a expressão, "AGORA É QUE VAI COMEÇAR"
em entrevista ao Maisfutebol :



«Os três primeiros remates iam sempre para fora, mas eu acabava sempre por acertar.
Lembro-me de um jogo, com o Farense, em que estávamos a perder 1-0 e o Rufai
estava a ser o melhor em campo. Lá marquei dois golos e demos a volta»