segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Benfica - Braga 10.ª Jornada

Benfica - Braga 10.ª Jornada


Começo esta crónica com algumas fotos dos nossos pequenos adeptos, e os do "costume", adeptos sempre presentes, fazendo do nosso inferno, a nossa casa.
Pequeno adepto Benfiquista, de pequeno se aprende

pequena adepta do nosso Benfica
Diabos Vermelhos nos festejos dos 31 anos
No Name Boys sempre semprentes


O jogo foi um jogo "mole", muitas vezes previsível, pois nenhuma das equipas queria sofrer golos.
Neste jogo o Benfica e e foi mais forte, mais dominador, também domínio esse consentido pelo Braga.
O braga a espaços foi tendo contra ataques a que o Benfica ou o poste resolveu sempre para melhor, e apesar de um jogo lento fomos dominando e criando situações de perigo, até o lance impressionante de Matic, já muitas vezes o vimos fazer aquilo, mas desta... Sim desta vez esta lá dentro e é um grande golo, um golo que de alguma forma demonstra o estado de espírito da equipa.
Não estivemos muito inspirados, mas sempre tivemos vontade e dedicação, esforço até ao fim.
Foi o jogo possível, e de relembrar que por norma temos cerca de 10 jogos que estão atados e parece não haver forma de desatar esse nó, o Braga não foi o mais difícil do últimos anos, mas e sempre um jogo pautado pelo equilíbrio, e aquele em que parece que a bola não quer entrar, é uma equipa que quer ser campeã tem que ganhar os que joga melhor e os que joga menos bem.
O Benfica desde que melhorou o seu jogo, começou a controlar melhor estes tempos de jogo. Esta equipa já tem alguma experiencia internamente e internacionalmente, já não somos os desfavoritos, para sermos um possível perigo à solta. Uma equipa com recursos que nos podem fazer sonhar, infelizmente a onda de lesões não para, o que nos impede de termos alguns jogadores recorrentemente em "alta", e quando estão tem-se lesionado... Estou confiante que se conseguirmos resolver estas lesões vamos ter 1 plantel muito forte, com jogador em forma para destabilizar.

Uma primeira parte equilibrada à excepção da bola ao poste do braga, e algumas situações de perigo do Benfica, as equipas muito encaixadas tentando não sofrer cedo o golo.
O braga entra mais atrevido na segunda-parte, manda a bola ao poste, e faz alguns cruzamentos perigosos, o Benfica equilibra o jogo ao fim de 10/15min, e tenta subir o bloco empurrando o braga para o seu meio-campo, e é num destes movimentos de Matic que rouba uma bola e sem tento na língua, não se faz rogado e mete a bola na baliza. O braga ainda levou algum tempo a reagir, mas na minha opinião reage tarde, ainda criando alguns apuros, mas o Benfica já tinha acalmado o jogo, fazendo o tempo passar mais depressa e acabando bem com o jogo.
Vitória justa da melhor equipa em campo.

Matic é claramente o homem do jogo, não só pelo golo, excelente golo... Mas também porque jogou muito o jogo todo. Em todo o lado este todo o terreno limpou defensivamente tudo o que lhe era pedido e como bem lhe conhecemos, uma qualidade enorme de passe e capacidade técnica, que faz dele um jogador exímio a lançar ataques, com precisão milimétrica (na minha opinião ao melhor estilo de Pirlo... Veremos os próximos anos em que se irá transformar)
Aquela pequena dança...

O grande Remate de Matic

Eduardo nesta foto parece ter tido saudades de
vestir o manto sagrado



Gaitan, tem-me surpreendido muito... Nos últimos jogos tem sido um jogador muito regular, que joga para a equipa em vez do seu brio pessoal. Continua a fazer malabarismos, a exagerar por vezes, mas vejo que faz o que a equipa precisa dele, que defende muito mais, que ataca e corre pelo flanco em vez de fugir sempre para o meio. É um jogador inteligente, dotado tecnicamente, e tacticamente... Espero muito dele, só lhe faltava regularidade... Será este o ano da sua afirmação? Mais lá para a frente veremos, mas já se começa a sentir o cheiro.

Enzo, é o nosso tractor de serviço, sempre pronto para o que vier, sempre a lutar, a correr, a comer a relva, a defender, a atacar, e ganhar faltas, e a fazer faltas no sitio certo... Parece um relógio suíço, não falha, e quando falhar alguma coisa não está nada bem. PS: sem olhar a estatísticas, arrisco-me a dizer que deve ser o jogador do Benfica que mais faltas ganha, e dentro deste tema, também o jogador que mais livres perigosos ganha



Garay e Luisão voltaram a ser muito eficazes e seguros, não sofremos golos, se não estou em erro há 3 jogos para o campeonato, e espero que seja para manter esta forma.
Os nossos centrais têm jogado simples, sem complicar, jogam a bola para fora na proximidade de adversários e saiem a jogar sempre que possível, senão "bola para o mato, que o jogo é campeonato". 


É isto que se pede a ambos, jogarem simples, e resolver o impossível, parece muito, talvez mas é uma dupla fantástica, num bom momento de forma. Infelizmente as exibições do Garay não agradam só aos Benfiquistas, e já surpreendeu não ter saido no ínicio da época... vamos aproveitar enquanto cá está ao lado do nosso capitão, para marcar pela diferença, para mostrar que será uma das melhores duplas que já jogar de aguia ao peito




Ivan Cavaleiro, entrou para espevitar o ataque e mexer mais que o markovic. Veio-se a provar 1 boa aposta, pois entrou a correr, a rematar e a empurrar o Benfica para a frente, não é um fantasista tecnicamente, mas muito eficaz. Entrou e rematou, e apesar de ter saído uma bola para a bancada, gostei da atitude, um pouco depois aparece com oportunidade de fazer golo, e mais à frente após uma boa jogada pela esquerda e é o único homem no meio para finalizar o cruzamento, o cruzamento não chegou a ele, mas neste movimento mais um vez mostra que é um extremo que finaliza muitas jogadas na área, algo que neste últimos anos não temos tido muito.

Silvio, o último dos meus destaques, pela continuidade do bom futebol, não deslumbra pela velocidade ou técnica, mas cumpre sempre muito bem todos os momentos de jogo. Tem-se posicionado melhor na nossa forma de jogar, e tanto a defender, que para mim é dos melhores laterais "defensivos" que temos, e ataca bem, sempre fluído pela ala na procura do cruzamento. Única nota para começar a cruzar melhor, pois fez muitos que sobrevoaram toda a área adversária. Tenho gostado muito da sua atitude em campo, e se é para manter, é também para titular.



        CARREGA BENFICA, SEMPRE E PARA SEMPRE AO TEU LADO

Sem comentários:

Enviar um comentário